Delegados de Ilhéus participam da IX Conferência Estadual de Saúde
O município de Ilhéus participa, entre os dias 6 e 8 deste mês, da IX Conferência Estadual de Saúde, com comitiva formada por 16 delegados que vão representar os segmentos de gestores, prestadores de serviços, trabalhadores de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (Sus). O evento ocorre no auditório do Senai/Cimatec, bairro Piatã, em Salvador. O tema central é "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”.
A delegação de Ilhéus foi eleita na VI Conferência Municipal de Saúde, realizada em julho deste ano, promovida pela Secretaria de Saúde (Sesau) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. Participam do evento em Salvador, quatro representantes dos segmentos gestores, prestadores de serviço e dos trabalhadores da área, além de oito delegados dos usuários. As conferências acontecem a cada quatro anos e contemplam as etapas municipal, estadual e nacional.
Participação maciça de público – Sobre a conferência municipal, o secretário de Saúde de Ilhéus, Antonio Ocké, lembrou que “a nossa foi uma das mais concorridas do estado, e reuniu vários segmentos do setor e da sociedade. Na oportunidade, tivemos participação maciça de público, mais de 200 pessoas que consolidaram o processo democrático, fundamental para a construção de políticas de saúde”.
Este ano, são oito eixos temáticos que norteiam os debates em todo o país, a exemplo de direito à saúde; garantia de acesso e atenção de qualidade; participação e controle social;e valorização do trabalho e da educação em saúde.
Também, serão discutidos o financiamento do Sus e relacionamento público privado; gestão do Sus e modelo de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do Sus;ciência tecnologia e inovação no sus; além de reformas democráticas e populares do estado.